sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ELZA SCHIAPARELLI



Lembrada por suas criações diferentes e com um toque de surrrealismo. Elza era italiana, mas tinha a alma francesa. Schiap, como era conhecida em Paris, somente entrou no mundo da moda após os incentivos de Paul Poiret e viveu o auge de seu sucesso e criatividade na década de 30, em 1933 criou o seu 1° vestido comprido, que foi o maior sucesso e copiado pelo mundo todo, no ano de 1935 abriu seu salão de moda e defendia uma boa roupa de trabalho, mas somente entrou na história da moda pelas roupas extravagantes. Criou o chapéu - sapato, uma bolsa em forma de Telefone, o tailleur com Vários bolsos em forma de gaveta e o vestido decorado com uma lagosta grande .
Com a ajuda de Salvador Dalí que participou de deswnvolvimento do tecido "rasgado", Elza transforma o surrealismo em moda.
Elza gostava de chocar o mundo e foi o que fez com sua última coleção chamada: Schocking Elegance, sua bibliografia foi lançada em 1948 e chamou Schocking Life e claro o seu perfume chama-se Schocking.
Não gostava de botões por este motivo no lugar deles fazia miniaturas de grilos, cavalos de circo, trapezistas, pedaços de acuçar...
Quando a Guerra começou, fugiu para os EUA e em 1945 voltou para a França, mas infelizmente em 1954 deixou de criar.

Elai Carvalho.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.