sexta-feira, 28 de maio de 2010

SENAC APRESENTA TENDÊNCIA PARA O VERÃO 2011




A 35ª edição do evento apresentou os temas do próximo verão traduzidos em tecidos, estampas, modelagens e acessórios, além de revelar as tendências de comportamento de consumo de diversos públicos. Aqui, você confere as previsões dos pesquisadores e consultores para a produção das próximas temporadas.

BALMARIA
A mistura de elementos militares com a cultura punk rock é a referência para os desfiles inspirados na grife francesa Pierre Balmain.


Tecidos e cores
Os principais tecidos são sarja, denim, tricoline, tafetá, malha de algodão, além de couros sintéticos e naturais. Entre as estampas, estão a clássica camuflagem e os efeitos borrados com tons de preto e branco. Os tons são envelhecidos, com preto, cinza, verde militar, bronze, prata e dourado.

Peças-chave
Vestidos curtos com detalhes assimétricos, tops bandagem, camisetas podrinhas e jaquetas bilker marcam esse tema. Entre os detalhes, estão tachas, correntes e colchetes.


DIVAS MODERNAS
Com frescor juvenil e um toque retrô que remete aos anos 1950, 1960 e 1980, essa moda valoriza a silhueta feminina destacando os quadris, a cintura e o busto.

Tecidos e cores
Musselina, chifom, seda e xantungue e cetim opaco. Padronagens como mescla, xadrez e príncipe de gales voltam à tona e fazem uma mistura sofisticada de texturas abstratas, além dos florais dos anos 1940. Entre as cores, meios-tons de azul, verde, lavanda e coral.

Peças-chave
Esse tema traz corte de alfaiataria, vestidos e saias drapeados, plissados e calças com volume nos quadris. Aparecem casaquetos com detalhes sobrepostos e blazers com quatro botões.



DOCE MALÍCIA
A feminilidade aparece misturada à inocência e à delicadeza. Isso se reflete em tecidos com estampas florais e nas transparências da moda boudoir, que traz a influência da lingerie para a roupa do dia a dia.

Tecidos e cores
Materiais delicados como o voal, o chifom e o cetim de algodão se combinam à malha de algodão e ao denim. Xadrez vichy, florais e o clássico liberty com fundos de cores neutras enfeitam as estampas. Os tons são cosméticos como o nude, o bege e o off-white. No contraponto, estão vermelho, azul índigo e caramelo.

Peças-chave
Vestidos-camisola com babados, corsets, shorts com frufrus e hot pants aparecem para encantar e seduzir.



ÉTNICO
O estilo das etnias orientais e latinas traz os temas tribais e safári à tona, e destaca lugares como África do Sul, Turquia, Egito e México.

Tecidos e cores
Voal de algodão, tricoline, gaze de algodão, linho puro e seda bruta fazem peças confortáveis. Nas estampas, o estilo é marcado com peles de animais, tie-dye, penas e plumas. Os tons são terrosos, como areia, vermelhos, laranjas e marrons.

Peças-chave
A referência safári está em calças e bermudas com bolsos utilitários, túnicas e kaftans. Listras geométricas e desenhos primitivos trazem a referência ao Oriente e às tribos africanas. Ferragens, drapeados, amarrações com laços fitas e ilhoses completam as produções.



NÁUTICO
O clima esportivo dos clubes marítimos inspira estampas e modelagens com apelo vintage, como os trajes usados na Riviera Francesa na década de 1930.

Tecidos e cores
Surgem organza, neoprene, xantungue, gabardines, telas e algodão com textura de papel. As estampas têm efeitos digitais e gráficos, listras e motivos que remetem aos esportes. As cores são acesas, como branco puro, azuis em vários tons, vermelho, laranja, verde e violeta.

Peças-chave
Reinam os shorts de cintura alta, regatas, polos e jaquetas curtas, com aviamentos de cordonês e botões dourados. O toque retrô traz punhos marcados, cordões bicolores, pregas, botões e elásticos.



RESORT TROPICAL
O clima paradisíaco das praias, plantas e animais exóticos de lugares como o Havaí, a Austrália e o Brasil são a referência para criar peças confortáveis em modelagens amplas.

Tecidos e cores
Chifom, seda, tricoline, sarja, malha de bambu, modal e jérsei são usados para deixar as peças confortáveis. Vibrantes e frescas, as cores lembram as praias, com laranja, coral, pink, vermelho e azul em tons aquáticos.

Peças-chave
A fauna e a flora desses locais ressurgem em macacões, túnicas, bermudas e regatas amplas. Detalhes em lastex, babados e plissados garantem conforto.



Acessórios – calçados, bolsas, cintos e bijuterias

A estilista e fashion designer Beth Salles falou sobre a necessidade de produzir complementos de acordo com as tendências. Além de ser sustentáveis, as peças devem ter qualidade e preço justo. Confira as novidades para esse setor.

Bolsas: os principais modelos são carteiras do tipo envelope, baguetes e bolsas pequenas em geral. Algumas alças de bolsas surgem em versões multiuso, e se transformam em cintos, colares e pulseiras. Os detalhes são chamativos, como fechos de metal, correntes, zíperes e pingentes de couro e tecido. As texturas valorizam o couro com tressês, cortes a laser e matelassê.

1. Modelo de alça com nó e entremeio de metal, ilhós e franja de gotas de titânio

2. Peça média de couro vazado, com duas alças

3. Bolsa de madeira com cetim e alça de corrente



Cintos: a cintura continua marcada, mas a largura das peças varia. Finos, médios ou extremamente grandes, eles aparecem com correntes ou malhas de metal, estrutura de corset e amarrações. Franjas e ferragens fazem os complementos.

1. Com fivela de metal, laço e corpo de zíper

2. Bridão frontal e fechamento traseiro

3. De couro, com corpo cortado a fio, em dois tons de couro



Sapatos: os modelos são quase arquitetônicos. As sandálias têm amarrações, tiras finas ou largas que se sobrepõem. Continuam as peças com meias-patas e plataformas. Os saltos têm formatos do tipo reto, agulha ou cone. Sapatilhas, oxfords e a mistura híbrida de sandálias com botas de cano curto invadem o verão.

1. Modelo com tornozeleira larga, meia-pata e fivela lateral de metal

2. Escarpim de cetim e tule

3. Sandália meia-pata com salto agulha e cabedal de corrente e couro.



Bijuterias: elas continuam exageradas. Os colares são volumosos, com mistura de materiais. Os brincos são compridos e as pulseiras e braceletes ganham pingentes de todos os tamanhos.

1. Modelo de correntes com fecho de tecido

2. Colar com bolas em madeira

3. Correntes com incrustação de strass, além de centro em metal e pedra.


Matéria: reprodução.
Elai Carvalho.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.